7 alimentos que fortalecem o sistema imunitário


  • Dec, 10 , 21

Um dos elementos-chave para o nosso bem-estar é uma alimentação saudável, por isso torna-se muito importante que os seus hábitos alimentares contenham alimentos que aumentem a imunidade para dar condições ao nosso corpo para se defender dos causadores de gripes, constipações e outras infeções.

Para dar um boost ao seu sistema imunitário, conheça 7 alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunitário e a melhor maneira de os aproveitar.

  

icon salmao 1. Salmão

O salmão é um peixe que tem um sabor facilmente conhecido, pois, é leve e bastante diferente dos restantes peixes. 

É um alimento rico em ómega 3 e ácido gordo que não é produzido naturalmente pelo corpo e é responsável por regular as células de defesa do corpo humano. 

Além disso, é responsável por prevenir doenças como o Alzheimer e também contribui para uma melhor resposta do sistema nervoso.

Delicioso (e conhecido) grelhado, frito ou cozido, mas também bastante saboroso cru, quando preparado por profissionais da comida japonesa. 

 

icone limão 2. Frutas cítricas 

Limão, toranja, tangerina, e laranja são das frutas cítricas mais conhecidas e consumidas entre nós por fazerem parte da nossa cultura de cultivo. Mas sabia que estas frutas são ricas em vitamina C? 

A vitamina C, é responsável por ajudar fortalecer a nossa imunidade, combatendo as gripes e constipações. 

Todas estas frutas são bastante versáteis, pois têm infinitas combinações na culinária, ficam bem em: infusões, sumos, compotas, bolos e até mesmo para cozinhar pratos salgados.

 

icone alho 3. Alho

O alho é, provavelmente, um dos principais protagonistas quando falamos em fortalecer o sistema imunitário. 

Além de ser um anti-inflamatório natural, é também antiviral, bactericida e ainda é anti-fúngico. Ajuda a regular a pressão arterial e a prevenir doenças cardíacas.

Este tempero é bastante versátil, sendo usado para quase todos os tipos de cozinhados e pode até ser utilizado para fazer uma infusão (vulgo chá) de alho

 

icone canela 4. Canela

Os benefícios da canela provêm da sua riqueza em mucilagem, cumarina e tanino que lhe trazem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antiespamódicas, anestésicas e probióticas

A canela pode ser utilizada para condimentar qualquer tipo de cozinhado e até mesmo para ser consumida em chás, infusões e no próprio café. 

 

icone cebola roxa 5. Cebola Roxa

A cebola é uma boa escolha para fortalecer o sistema imunitário, pois é rica em vitaminas: A, B1, B2, C, K e P.

A cebola ajuda também na proteção da visão e evita o envelhecimento precoce

A cebola pode ser utilizada em aperitivos, na confeção de refogados, e também pode ser utilizada em sopas. 

 

icone gengibre 6. Gengibre

O gengibre é um ingrediente detox e anti-inflamatório natural

O seu sabor é forte e marcante, causando uma leve sensação de ardor na boca. Porém, é ótimo para a imunidade, melhorando a digestão, dá um "boost" na energia, alivia as cólicas e como já referido, é anti-inflamatório.

Além de chás, pode também ser consumido em pratos doces e salgados, sumos e também em batidos. 

 

icone batata doce 7. Batata-doce

A batata-doce é bastante utilizada pelos praticantes de halterofilismo. As suas propriedades antioxidantes são ótimas para o sistema imunitário, previne o envelhecimento precoce e ajuda a manter uma pele saudável

Rica em fibras, vitaminas e minerais, ajuda a regular a pressão alta

A batata-doce tem diversas aplicações na culinária podendo ser frita, cozida e até mesmo em puré. 

 

Texto revisto por: 

Nutricionista Raquel Teixeira

Publicar comentário

Produtos Relacionados