O que é "comer saudável"?


  • Jul, 09 , 21

O conceito de comer bem ou ter uma alimentação saudável é bastante subjetivo e varia de pessoa para pessoa de acordo com alguns fatores.

Para que perceba melhor qual a dieta ideal para si, decidimos fazer um breve resumo do que significa ter uma alimentação saudável e também damos algumas dicas para que os seus hábitos alimentares possam melhorar.

 

O que é uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é o que proporciona ao nosso organismo o consumo de bons nutrientes fazendo com que funcione de maneira equilibrada. As energias necessárias para a prática das nossas atividades diárias surgem do consumo desses bons nutrientes.

As doenças que são maioritariamente geradas pela falta de nutrientes bons, como o caso da diabetes, hipertensão e obesidade, podem ser evitadas a partir de uma alimentação saudável. Além deste contributo, o facto de comermos bem ajuda na perda de peso indesejado, melhora o nosso humor, regula a nossa funcionalidade intestinal, a memória e o nosso sono.

 

Dicas para uma alimentação saudável

Não é complicado ter uma alimentação saudável. Precisamos apenas de ter a noção que somos todos diferentes e que é importante conhecer o nosso corpo, pois a quantidade de nutrientes depende de vários fatores como a idade, o peso, a rotina diária e género. Por isso a lista que se segue são apenas princípios básicos para melhorar o nosso dia a dia.

 

1. Diversifique os seus pratos

A diversidade nos pratos que consumimos é muito importante para podermos balancear os nutrientes que ingerimos.

  • Os alimentos de origem vegetal são excelentes fontes de fibra, vitaminas e minerais.
  • Os alimentos de origem animal são uma boa fonte de proteínas, englobando carne e ovo.
  • Os lacticínios são uma das melhores fontes de cálcio, principalmente o leite.
Posto isto, devemos tentar sempre que possível organizar a nossa refeição com um pouco de cada grupo alimentar porque nenhum alimento por si só faz o papel de todos os outros.
  
 

2. Hidrate o seu corpo:

Não há nada mais fácil do que hidratar o nosso corpo, precisamos apenas de... água! Sim, como o mais que esperado, a água está presente no nosso corpo e constitui 75% dele entre os 0 e 2 anos e diminui até aos 50%, o que é uma quantidade incrível se olharmos para a nossa estrutura. 
A recomendação diária aconselhada é de 35ml por kg do nosso corpo, o que para um adulto dá uma média de 2 litros. Estas necessidades podem variar de acordo de diversas circunstâncias como o clima e a prática de desporto e atividade física. 

 

3. Evitar as refeições apressadas 

Quando os nossos pais nos diziam para comermos devagar, embora não soubessem, defendiam um facto científico.

Distrações, pressa e comer muito rápido fazem com que nos sintamos enfartados e o nosso organismo absorve os nutrientes de forma errada e muitas das vezes não são absorvidos na totalidade.

Comer de forma pausada e devagar faz com que o aroma, o visual e o sabor da comida seja intensificado. O ideal é pousar os talheres na altura de mastigar isso vai ajudar na pausa entre "garfadas". 

O tempo ideal para uma refeição é de 20 a 30 minutos.

 

4. Fracionar a alimentação, mas de maneira controlada.

O que significa isto? 

Devemos sim, fazer porções de alimentação menores durante o dia e manter uma certa rotina, mas não devemos forçar o "comer".

Cada um de nós tem a sua individualidade e se não sentimos fome a uma certa refeição não a precisamos de fazer, o recomendado pelas entidades é que não devemos ficar um período superior a 3/4h sem comer o que vai evitar o consumo de maus alimentos em excesso e o comer demasiado rápido.

É claro que não devemos tomar nenhuma decisão drástica em relação ao ignorar uma refeição sem consultar um nutricionista, pois a falta de fome pode estar ligada a problemas de saúde.

 Salada com tomate e croutons integrais

Publicar comentário

Produtos Relacionados