Proteínas Vegetais, onde as encontramos?


  • Oct, 22 , 21

 Essenciais para a saúde e o bem-estar, as proteínas, apesar de estarem ligada às carnes, são também encontradas em vários tipos de alimentos, sejam de origem vegetal (sementes, raízes, leguminosas e grãos) ou de origem animal (carnes e lacticínios). 

 

A importância das proteínas para a manutenção e desenvolvimento do nosso organismo é grande. São agentes das hormonas, enzimas e anticorpos presentes no nosso organismo e a falta delas pode levar a um desequilibro e mau funcionamento do nosso corpo, uma vez que necessita de constantes reparações. 

 

6 alimentos onde as encontramos:

 

1. Lentilhas

Por cada 100 gr. de lentilhas, 9 gr. são proteínas (quando cozido). Este alimento faz parte da família das leguminosas, que são fontes proteicas importantes.

 

2. Pistácios

Saboroso e versátil, o pistácio pode ser utilizado como aperitivo, complemento de pratos doces e salgados e até mesmo como sabor de gelado! Por cada 100 gr. de pistácio, 20,9 gr. são correspondentes a proteínas

 

3. Amêndoas

Contribuem para a saúde dos ossos e ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares. É um alimento onde a cada 100 gr. encontramos 21 gr. correspondentes a proteínas. Mas atenção, este alimento não deverá ser consumido em excesso, pois é rico em gordura.

 

4. Quinoa

Forte em ferro, fibras, cálcio e ómegas 6 e 3, que agem em função de um melhor funcionamento do coração. São também uma boa fonte de proteínas onde, em 100 gr. de quinoa, 14 gr. correspondem às proteínas

 

5. Caju

Com 15,3 gr. de proteínas por cada 100 gr., os cajus são ótimos para o fortalecer o sistema imunitário, regular as taxas de colesterol e dar um "boost" na energia. 

 

6. Flocos de Aveia (pura)

Este é um alimento que ajuda a melhorar a digestão, reduzir o colesterol e reduzir a pressão alta. Em cada 100 gr. de aveia, encontramos 13,9 gr. de proteínas

Além do sabor facilmente reconhecido, é um alimento bastante versátil que pode ser utilizado em diversos pratos. 

 

 

Revisto por:

Nutricionista Raquel Teixeira

 

Publicar comentário

Produtos Relacionados