-
Su carrito actualmente está vacío.
7 alimentos que pode comer com casca
- Nov, 05 , 21
De modo a aproveitar tudo o que um fruto/legume tem para lhe oferecer, é importante que saiba que os nutrientes não estão apenas na polpa, mas também estão presentes tanto na casca como nas sementes.
Em muitos desses alimentos até é nesses constituintes que encontramos a maior fonte de vitaminas. Ou seja, é importante que tenha em mente que pode guardá-las para consumir.
Para que esteja mais informado sobre o assunto, selecionamos 7 alimentos que pode e deve consumir com a casa.
A casca de maçã pode ser consumida por si só, em bolos e compotas e também para diversas sobremesas.
Já é bastante comum que algumas pessoas comam a maçã com casca, e de facto a casca da maçã possui fibra e oxidantes e o seu sabor não difere muito da polpa da fruta. Por isso, aconselhamos que não a desperdice e que use para cozer, assar, fazer panquecas, muffins e até mesmo usar na salada de frutas.
A cenoura, quando consumida com casca, possuí uma maior quantidade de betacaroteno.
Ao preparar sopas, bolos e saladas, é importante que não a descasque (mas que a lave bem), pois é uma grande fonte de betacaroteno que é um antioxidante que pode ser convertido em vitamina A e ajuda no combate dos radicais livres.
Além de crua, pode ser consumida com a casca também após o processo de cozedura.
Cozida, frita ou assada, não importa a maneira da confeção, é sempre um alimento bastante utilizado na cozinha portuguesa.
No entanto, o seu modo de preparo muitas das vezes é feito sem a casca. O que não está errado, mas existem bastantes nutrientes que acabam por ficar para trás.
Para fazer um melhor aproveitamento dos benefícios da batata, é importante que use a casca no preparo dos seus pratos, desde que seja bem lavada. A casca, é uma fonte de fibras, minerais como o potássio, fósforo e zinco, que são fundamentais para a saúde.
Este alimento poderá surpreendê-lo devido à textura particular que tem, mas é bastante saudável.
A casca do Kiwi, possui uma concentração de antioxidantes muito maior. Por isso, quando preparar saladas de frutas, sumos ou batidos de fruta pondere deixar a casca para contribuir de forma positiva para a sua saúde.
A courgette é consumida (normalmente) assada ou grelhada com sal e pimenta, uma vez que a sua preparação é simples, basta cortar aos pedaços ou rodelas e assar/grelhar.
No entanto, mais uma vez o benefício é no preparo das courgettes não retirar a casca, pois possui uma grande concentração de fibras e vitaminas.
A beringela com a casca cozida, é uma importante fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais.
As vitaminas presentes são: A, C e do complexo B. E os minerais: cálcio, potássio e zinco. Possui também o antioxidante antocianina que é ótimo para combater os radicais livres.
ATENÇÃO:
A casca da beringela deve apenas ser consumida após a cozedura, porque quando consumida crua, possuí solanina que é uma toxina natural do fruto que pode ser tóxica para o organismo.
A casca do tomate é uma principal fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda na prevenção do cancro. Além do licopeno, a casca do tomate armazena a maior parte das fibras do alimento, sendo bastante importante para manter um bom funcionamento do sistema digestivo.
Texto revisto por: