-
Su carrito actualmente está vacío.
8 Cuidados a ter com o sol
- Jul, 16 , 21
Com a chegada dos dias de calor, os passeios ao ar livre e as idas à praia/piscina a começarem a surgir, é muito importante que tenhamos cuidado com o sol.
Apesar de ser um dos nossos grandes prazeres "aproveitar um dia ensolarado", é também um grande risco para a nossa saúde se não tomarmos cuidados com o sol, segundo a OMS: "especialistas acreditam que quatro em cinco casos de cancro da pele poderiam ser evitados, uma vez que os danos causados pelos raios UV são evitáveis".
Por isso trazemos 8 cuidados para os dias de mais calor para poder aproveitar de maneira segura os seus momentos de diversão.
Ainda que se diga que as roupas brancas devem ser usadas nos dias de calor, pois não absorvem tanto os raios solares (o que está correto), a cor branca armazena o calor gerado e não o "expele" e deixa com que fique armazenado.
A roupa escura não reflete o calor solar para a nossa pele, o calor absorvido fica armazenado na roupa e com a ajuda de uma leve brisa de vento é "expelido" o que ajuda na sensação de frescura.
Portanto, o que se conclui, face à nossa realidade em Portugal em que geralmente o calor é acompanhado por uma brisa de vento, devemos dar preferência a roupa escura.
Quais são as "horas de perigo"? Essas horas encontram-se entre as 12:00h e as 16:00h.
Têm esse nome, pois nesse intervalo de horas é a altura em que os raios solares estão mais fortes e são mais propícios a causar queimaduras solares.
Por mais que sejam as horas de maior calor, devemos estar abrigados do sol direto, procurando sombras e caso não existam locais com sombra para estar resguardado, devemos aplicar o protetor solar de alto fator.
O facto de estarmos expostos ao calor faz com que transpiremos mais, o que consequentemente causa desidratação.
Para evitarmos a desidratação devemos fazer a ingestão de líquidos com regularidade ainda que não tenhamos sede. Devemos ingerir maioritariamente água, pois o nosso corpo é composto por uma grande percentagem de água.
Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois deixam o nosso corpo desidratado mesmo que nos causem a sensação de frescura.
Outra maneira de se manter hidratado, é através do consumo de frutas que contêm vitaminas e nutrientes essenciais para manter o nosso corpo são.
Além disso, a maior parte das frutas contém nutrientes que ajudam a proteger a nossa pele, como, por exemplo, a cenoura que contém betacaroteno que protege a pele dos raios solares.
O papel do protetor solar é bloquear os raios UVA e UVB que são emitidos pelo sol e são também responsáveis pelas queimaduras solares, manchas na pele e até mesmo doenças mais graves associadas à pele.
Devemos aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e devemos renovar a aplicação a cada 2 horas e após o banho (quer seja duche, no mar ou na piscina), mesmo que o produto seja à prova de água.
É aconselhável o uso de um protetor solar com FPS 30 ou superior.
Aconselhamos o uso de um chapéu de abas largas para proteger as zonas de maior incidência solar que são: orelhas, rosto, olhos, costas e pescoço. Geralmente estes tipos de chapéu são chamados de chapéu de pesca.
O uso de óculos de sol também são importantes para proteger a nossa visão. É aconselhado o uso de óculos de sol que forneçam de 99 a 100% de proteção contra raios UVA e UVB, pois reduzem com bastante eficácia na prevenção de danos causados pela longa exposição ao sol.
O guarda-sol também é essencial para o acompanhar em alturas de exposição ao sol, especialmente para o proteger nas "horas de perigo". Procure sempre por produtos que ofereçam proteção certificada.
O protetor solar, como referido anteriormente, é responsável por bloquear os raios do sol, e muitas vezes pensamos que esses raios só nos atingem quando vemos o sol e está um dia ensolarado. Mas o que acontece é mesmo quando o dia está nublado, esses raios prejudiciais à nossa pele também nos atingem e isso, mais tarde, pode causar problemas graves de pele.
A OMS diz que “estruturas de sombra, como árvores, guarda-sóis ou coberturas, não oferecem proteção solar completa”.
O que nos diz para termos atenção a onde estamos posicionados face à sombra e devemos ter cuidados na escolha dos guarda-sóis. Devemos sempre optar por um guarda-sol que seja de tamanho médio/grande e que tenha um tecido um pouco mais grosso ou oferecer algum tipo de certificação contra raios solares.
Conheça a nossa box snack mix, ideal para os seus dias na praia.