8 Cuidados a ter com o sol


  • Jul, 16 , 21

Com a chegada dos dias de calor, os passeios ao ar livre e as idas à praia/piscina a começarem a surgir, é muito importante que tenhamos cuidado com o sol. 

Apesar de ser um dos nossos grandes prazeres "aproveitar um dia ensolarado", é também um grande risco para a nossa saúde se não tomarmos cuidados com o sol, segundo a OMS: "especialistas acreditam que quatro em cinco casos de cancro da pele poderiam ser evitados, uma vez que os danos causados pelos raios UV são evitáveis".

Por isso trazemos 8 cuidados para os dias de mais calor para poder aproveitar de maneira segura os seus momentos de diversão.

1. Dê preferência a roupas escuras

Ainda que se diga que as roupas brancas devem ser usadas nos dias de calor, pois não absorvem tanto os raios solares (o que está correto), a cor branca armazena o calor gerado e não o "expele" e deixa com que fique armazenado.

A roupa escura não reflete o calor solar para a nossa pele, o calor absorvido fica armazenado na roupa e com a ajuda de uma leve brisa de vento é "expelido" o que ajuda na sensação de frescura.

Portanto, o que se conclui, face à nossa realidade em Portugal em que geralmente o calor é acompanhado por uma brisa de vento, devemos dar preferência a roupa escura.

2. Resguarde-se das "horas de perigo"

Quais são as "horas de perigo"? Essas horas encontram-se entre as 12:00h e as 16:00h. 

Têm esse nome, pois nesse intervalo de horas é a altura em que os raios solares estão mais fortes e são mais propícios a causar queimaduras solares.

Por mais que sejam as horas de maior calor, devemos estar abrigados do sol direto, procurando sombras e caso não existam locais com sombra para estar resguardado, devemos aplicar o protetor solar de alto fator.

3. Hidrate-se

O facto de estarmos expostos ao calor faz com que transpiremos mais, o que consequentemente causa desidratação. 

Para evitarmos a desidratação devemos fazer a ingestão de líquidos com regularidade ainda que não tenhamos sede. Devemos ingerir maioritariamente água, pois o nosso corpo é composto por uma grande percentagem de água.

Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois deixam o nosso corpo desidratado mesmo que nos causem a sensação de frescura.

4. Consuma frutas e legumes

Outra maneira de se manter hidratado, é através do consumo de frutas que contêm vitaminas e nutrientes essenciais para manter o nosso corpo são.

Além disso, a maior parte das frutas contém nutrientes que ajudam a proteger a nossa pele, como, por exemplo, a cenoura que contém betacaroteno que protege a pele dos raios solares.

5. Use protetor solar

O papel do protetor solar é bloquear os raios UVA e UVB que são emitidos pelo sol e são também responsáveis pelas queimaduras solares, manchas na pele e até mesmo doenças mais graves associadas à pele. 

Devemos aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e devemos renovar a aplicação a cada 2 horas e após o banho (quer seja duche, no mar ou na piscina), mesmo que o produto seja à prova de água. 

É aconselhável o uso de um protetor solar com FPS 30 ou superior.

6. Use acessórios de proteção extra

Aconselhamos o uso de um chapéu de abas largas para proteger as zonas de maior incidência solar que são: orelhas, rosto, olhos, costas e pescoço. Geralmente estes tipos de chapéu são chamados de chapéu de pesca.

O uso de óculos de sol também são importantes para proteger a nossa visão. É aconselhado o uso de óculos de sol que forneçam de 99 a 100% de proteção contra raios UVA e UVB, pois reduzem com bastante eficácia na prevenção de danos causados pela longa exposição ao sol.

O guarda-sol também é essencial para o acompanhar em alturas de exposição ao sol, especialmente para o proteger nas "horas de perigo". Procure sempre por produtos que ofereçam proteção certificada.

7. Use protetor solar o ano todo

O protetor solar, como referido anteriormente, é responsável por bloquear os raios do sol, e muitas vezes pensamos que esses raios só nos atingem quando vemos o sol e está um dia ensolarado. Mas o que acontece é mesmo quando o dia está nublado, esses raios prejudiciais à nossa pele também nos atingem e isso, mais tarde, pode causar problemas graves de pele.

8. Use a sombra de maneira consciente 

A OMS diz que “estruturas de sombra, como árvores, guarda-sóis ou coberturas, não oferecem proteção solar completa”.

O que nos diz para termos atenção a onde estamos posicionados face à sombra e devemos ter cuidados na escolha dos guarda-sóis. Devemos sempre optar por um guarda-sol que seja de tamanho médio/grande e que tenha um tecido um pouco mais grosso ou oferecer algum tipo de certificação contra raios solares. 

 

Conheça a nossa box snack mix, ideal para os seus dias na praia.Snacks e tostas na praia 

Publicar comentário

Produtos Relacionados