-
Su carrito actualmente está vacío.
5 Benefícios em diminuir o consumo do açúcar
- Oct, 06 , 21
Quando pensamos em fazer uma dieta alimentar, pensamos logo em cortar nos açúcares. Mas será que sabemos o quão bem isso nos faria e o impacto que isso teria no nosso corpo?
Os produtos com açúcares adicionados (como, por exemplo: bolos pré-fabricados, gelados, chocolates, bebidas refrigerantes, pastilhas elásticas, gomas, etc.), são bastante prejudiciais à saúde quando olhamos para o panorama a longo prazo. O consumo destes produtos contribui para a diminuição da imunidade, acumulação de gorduras nos órgãos, hipertensão entre outros problemas de saúde.
Muitos dos problemas de saúde têm origem no consumo de açúcar. O consumo em excesso de açúcar aumenta os níveis de gordura no nosso organismo, inclusive a que se armazena no fígado, o que na maioria dos casos poderá levar a uma esteatose hepática (gordura em excesso no fígado) ou aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Poderá surgir também disbiose (perda das bactérias benéficas e concentração de uma maior quantidade de bactérias patogénicas), que diminui a nossa imunidade, aumentando o nosso quadro de alergias e infeções.
Além de todas essas complicações, o surgimento da diabetes também é comum devido ao consumo excessivo de açúcares.
Para que possa aprender mais sobre os malefícios do consumo de açúcares e o que aconteceria se deixássemos de o consumir em excesso, reunimos uma lista com esses benefícios. Confira abaixo:
Diminuindo o consumo de açúcar, mesmo que por poucos dias, é possível perceber algumas mudanças no nosso aspeto físico.
Ainda que poucas no imediato, as mudanças são evidentes. A consequente diminuição da ingestão de calorias é o principal fator responsável pela redução do peso.
Se um dos seus objetivos for ter mais ânimo e disposição para encarar os dias mais difíceis saiba que a redução ou até mesmo a eliminação dos açúcares pode ser um "game changer".
O açúcar afeta o funcionamento dos neurotransmissores responsáveis por nos manter alerta e em atividade, o que faz com que a diminuição do seu consumo nos deixe mais predispostos e atentos aos problemas do dia-a-dia, melhorando o raciocínio na resolução dos mesmos.
O açúcar que circula no nosso organismo prejudica o colagénio, impedindo a renovação e sustentação dos tecidos, o que deixa a pele mais frágil com o surgimento de rugas e uma aparência mais velha.
É também um dos agentes no surgimento de acne.
Com a ausência do açúcar o nosso funcionamento intestinal é bem melhor devido à regularização da nossa microbiota, responsável pelas nossas defesas.
O consumo excessivo de açúcar reduz ainda a capacidade de combate dos glóbulos brancos, o que irá resultar numa incapacidade do organismo na resistência a doenças infeciosas.
Se costuma sofrer com alterações de humor, o corte no açúcar pode ser uma grande ajuda para regularizar o mesmo. O açúcar pode levar a maior irritabilidade, confusão mental e cansaço, agravando casos de depressão ou tensão pré-menstrual.
Agora que já sabe alguns dos benefícios da diminuição do consumo de açúcar, aprenda algumas técnicas/soluções para dar início ao seu "sugar detox".
Uma boa alternativa é recorrer a ingredientes naturais que funcionem como "adoçantes" em diversas receitas. Existem diversos substitutos que podem e devem ser utilizados para manter o sabor doce.
Os exemplos mais comuns são o Xilitol e a Stevia.
Estas alternativas também não deverão ser consumidas em excesso.
Outra alternativa bem mais interessante, é o uso de frutas. Apesar de não terem a mesma consistência do açúcar, contêm frutose que ajuda a adoçar os pratos. A banana e o puré de maçã funcionam muito bem.
Apesar de ser uma solução para uma refeição rápida e que o seu sabor seja bom, é importante saber que a maioria dos alimentos provenientes de cadeias de "fast-food" não são saudáveis e contêm bastantes açúcares adicionados aos seus pratos. Portanto, deve ser evitado a todo o custo.
Para finalizar, troque as bebidas adoçadas como refrigerantes, xaropes e leites achocolatados e adote o consumo de sumos naturais (sem a adição de açúcares) ou opte pelas versões destes produtos sem adição de açúcares.