Dia Mundial da Alimentação 2021 - Frutas e Hortícolas


  • Oct, 16 , 21

Celebra-se hoje, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Celebra-se no dia em que foi fundada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas. Como é do conhecimento de todos as frutas e os hortícolas têm um papel muito importante na saúde, e por este motivo, considerou-se relevante promover o aumento do consumo destes grupos de alimentos. Para além dos benefícios na saúde, existem também um grande benefício associado à sustentabilidade.

 

As frutas e os hortícolas são basilares para uma alimentação completa, equilibrada e variada como é preconizado na Roda da Alimentação Mediterrânica. A sua composição nutricional, rica em fibras, vitaminas, minerais e outros compostos torna-os alimentos únicos. Infelizmente, o seu consumo encontra-se abaixo das 400 g/dia recomendados pela Organização Mundial da Saúde, o que pode contribuir para o aumento de doenças crónicas não transmissíveis.

 

O consumo de frutas e hortícolas, de acordo com as porções recomendadas pela Roda da Alimentação Mediterrânica, promove uma saúde ótima, devido às suas propriedades nutricionais. Estes alimentos são fontes de fibras, vitaminas (por exemplo: A, ácido fólico), minerais (por exemplo: cálcio, ferro) e compostos antioxidantes, que contribuem para a manutenção da saúde ao longo de toda a vida, nomeadamente através da melhoria da saúde mental, cardiovascular, intestinal, do sistema imunitário, da diminuição do risco de obesidade e diabetes, conferindo, ainda, um efeito protetor para doenças oncológicas.

Importa seguir as recomendações da Roda da Alimentação Mediterrânica que sugere um consumo diário de 3 a 5 porções de frutas e 3 a 5 porções de hortícolas. Saiba que 1 porção de hortícolas representa 2 chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180g) ou 1 chávena almoçadeira de hortícolas cozinhados (140g) e que 1 porção de fruta representa 1 peça de fruta de tamanho médio (160g). É importante que se esforce para atingir estas quantidades, pois a sua saúde irá beneficiar de forma extraordinária.

 

Fique então a conhecer algumas propriedades da fruta:

 

  • icone de morango Fruta de cor vermelha, por exemplo: morango, framboesa, groselha, melancia e romã é rica em vitamina C, B6 e ácido fólico. Quais os benefícios? Prevenção do cancro da próstata, redução do risco de doença cardiovascular e melhoria da memória.
  • icone da laranja Fruta de cor laranja/amarela, por exemplo: manga, papaia, melão, ananás, laranja, pera, limão e pêssego é rica em vitamina A, B, C e potássio. Quais os benefícios? Prevenção de doenças oftalmológicas, desintoxicação hepática, e efeito anti-tumoral.
  • icone uva Fruta de cor roxa/azul, por exemplo: amoras, mirtilos, uvas tintas, figos e ameixas é rica em vitamina C, B ácido fólico, potássio e fósforo. Quais os benefícios? Proteção contra danos oxidativos, prevenção de cancro, melhoria da saúde cardiovascular e melhoria da memória.
  • icone kiwi Fruta de cor verde, por exemplo: abacate, kiwi, uva verde e maçã verde é rica em vitamina C, B e K, ácido fólico e potássio. Quais os benefícios? Redução do risco de cataratas e de degeneração macular.
  • Icone pera Fruta de cor branca, por exemplo: banana, cereja branca, anona, meloa e pera é rica em vitaminas B1, B2 e B3, potássio e magnésio. Quais os benefícios? Redução do risco de cancro do estômago e doença cardiovascular.

 

Logotipo do ano internacional de frutas legumes e verduras

    Publicar comentário

    Produtos Relacionados