Índice de Massa Corporal: o que é e como calcular.


  • Sep, 03 , 21

Ainda que não saiba o que significa IMC ou índice de massa corporal, é bem provável que em algum momento já tenha feito o cálculo do mesmo. Este índice é bastante utilizado nas escolas (mais especificamente em Aulas de Educação Física) para identificar se os alunos estão ou não no peso ideal.

Embora ajude no desenvolvimento de crianças e adolescentes, não o impede de ser utilizado na idade adulta, antes pelo contrário. É uma excelente medida para se perceber qual é o estado no nosso peso, descobrindo se é necessário perder ou ganhar algum. Lembrando que existem margens e consoante o resultado deve ser analisado por algum especialista antes de se tomar alguma ação. 

 

Como calcular o IMC:

O Índice de massa corporal é calculado de maneira bem simples, sendo apenas necessário saber a altura e o peso. Após sabermos esses dados, é apenas necessário dividir o peso pela altura ao quadrado (ou multiplicar vezes dois). Como no exemplo:

 

______Peso______ = IMC
   (Altura x Altura)

 

Agora que já sabe o seu resultado, vamos descobrir se está no peso ideal olhando para os resultados da tabela a baixo.

 

 <16 Magreza grave
16 a <17 Magreza Moderada
17 a <18,5 Magreza Leve
18,5 a <25  Saudável
25 a <30  Sobrepeso
30 a <35 Obesidade Grau I
35 a <40 Obesidade Grau II (Severa)
>40  Obesidade Grau III (Mórbida)

 

Calcule aqui o seu IMC automaticamente: 

 

 

O que fazer após saber o resultado do seu IMC?

Mesmo que seja adulto, é necessário ter alguns cuidados em relação ao resultado apresentado pelo IMC. Embora seja um ótimo indicativo para saber se a pessoa está dentro do peso considerado saudável, não significa necessariamente que a pessoa precisa ganhar ou perder peso.

Por conter apenas dois indicativos (Peso e altura) o IMC não consegue fazer distinção de massa gorda e massa muscular, o que poderá levar a uma interpretação errada dos resultados.

Um exemplo: pessoas com um volume de massa muscular baixo poderão ser classificadas como dentro do peso, mas, por outro lado, o seu volume de massa gorda pode estar alto e isso não será saudável. O contrário também poderá acontecer, onde um atleta com um volume de massa muscular alto poderá ser classificado como um valor a cima da média, mas o seu nível de massa gorda estar baixo o que não é algo mau e a pessoa é saudável.

Posto isto, ter o IMC fora do normal não significa que precise de fazer alguma dieta alimentar (quer seja para ganhar ou perder peso). O que é recomendado é que consulte um especialista para poder tirar melhor partido do seu resultado e tomar as decisões corretas face ao mesmo.

 

 

 

Publicar comentário

Produtos Relacionados