Qual é o papel das fibras na alimentação


  • Aug, 20 , 21

É muito comum ouvirmos a seguinte frase "temos que comer fibras para estarmos fortes". Mas afinal qual é o papel das fibras na nossa alimentação e para que servem? 

 

As fibras são divididas em dois grandes grupos, as que são solúveis e as insolúveis.

 

  • Fibras solúveis: encontram-se em verduras, legumes, alimentos com aveia, centeio ou cevada e também nas frutas e são caracterizadas por formarem uma espécie de gel quando misturadas com água. 
    • Estas fibras ajudam o corpo a absorver uma quantidade menor de colesterol, glicose no intestino delgado e mantém os níveis adequados de minerais, aumentando o tempo em que os nossos nutrientes são absorvidos pelo intestino delgado.

 

  • Fibras Insolúveis: São encontradas em cereais, verduras e produtos integrais e são caracterizadas por formar misturas com pouca viscosidade quando se lhe adiciona água. 
    • Estas fibras aceleram o trânsito intestinal evitando a constipação intestinal. Ao compararmos esta fibra às solúveis, a sua fermentação é bem menor. 

 

Agora que já sabemos os tipos de fibra que existem vamos passar ao papel desempenhado na nossa alimentação e digestão. 

 

As fibras por serem um conjunto de substâncias derivadas de vegetais que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado, acaba por ser uma parte do alimento que não é absorvida e passa diretamente pelo intestino.

 

Em adição a essas propriedades, a fibra não fornece calorias, diminui a absorção do colesterol, açúcares e gorduras. É também responsável por causar a sensação de saciedade prolongada, pois permanecem no estômago com os outros nutrientes por mais tempo, o que vai retardar a sensação de fome e o consumo de mais calorias.

 

Por serem geralmente encontradas em alimentos com teor calórico baixo, como no caso das frutas e verduras, ao optar por uma refeição com alto teor em fibras, as calorias serão reduzidas.

 

A quantidade de fibra recomendada por pessoa varia consoante a idade e o sexo. Para um homem adulto o recomendado é de 38g e para uma mulher adulta são 28g, já para uma criança até 3 anos, o ideal são 19g

 

Posto isto as fibras essencialmente:

  • Ajudam na redução da absorção de calorias;
  • Regulam o trânsito intestinal;
  • Evitam a constipação dos intestinos;
  • Prolongam a sensação de saciedade;
  • Ajudam na digestão de alimentos com alto teor calórico.

 

Caso queira adotar mais fibras na sua alimentação deixamos aqui algumas receitas ricas em fibras para poder experimentar. Salientamos também que os nossos croutons integrais são uma boa fonte de fibra e pode encontrá-los na nossa loja. 

 

Salada com queijo feta e uva Salada de camarãoQueijo de cajúCroutons Integrais

 

 

Salada de tomate

Publicar comentário

Produtos Relacionados