O que são "Ervas Finas"


  • Aug, 27 , 21

É muito comum ouvirmos "este prato é temperado com ervas finas" ou encontrarmos produtos com o mesmo tempero. Mas será se sabemos o que são as ervas finas?

Ao contrário do que o nome possa indicar, estas ervas finas não são necessariamente especiarias finas ou remetem a algo de grande requinte (fino). Estas ervas, são caracterizadas por apresentarem um aroma e um sabor bastante intenso, quer seja na sua forma desidratada ou na sua forma fresca. Além disso, são também bastante utilizadas para decorar pratos.

O tempero para todos os seus pratos

Ervas finas como a cebolinha, salsa, orégãos, tomilho, manjericão, cerefolho e estragão são ideais para quem gosta de um sabor mais forte na comida. O sabor é bastante tradicional e faz a diferença em qualquer prato.

A polivalência destas ervas é imensa uma vez que são utilizadas para tempero desde saladas, ao arroz, às massas, aos molhos e até mesmo carnes.

As ervas finas, são geralmente encontradas de duas maneiras: frescas ou desidratadas. O que varia depois  no modo como são acrescentadas à refeição.

Desidratadas:

Destacam-se pelo seu aroma e tom mais intenso e deverão ser acrescentadas no final do preparo, por serem mais delicadas.

Frescas:

Podem ser utilizadas tanto no início como no fim do preparo da refeição uma vez que a humidade perdida no processo de seca é parcialmente recuperado em contacto com a humidade do prato.

A quantidade utilizada em cada tipo fica a critério do cozinheiro, uma vez que as combinações são inúmeras e a intensidade do aroma herbanário é definida "a gosto". Pode-se também fazer um mix de ervas frescas e secas para apostar numa apresentação diferenciadas do prato, utilizando as secas para o confecionamento e as frescas para o empratamento.  

Benefícios das ervas finas:

As ervas finas ajudam na contenção do sal na comida. Mas sabe o porquê? Porque o seu sabor é tão característico e intenso que faz com que não o queiramos perder com qualquer outra adição e o sal é algo que altera bastante o sabor.

Lembrando que não dispensa a utilização do sal para temperar, mas como já é conhecimento de todos, o sal em excesso é extremamente prejudicial à saúde causando problemas cardíacos e aumenta a pressão arterial. Por isso o uso destas ervas como tempero é benéfico à saúde, uma vez que ajuda a regrar os temperos de forma natural. 

Pode encontrar os nossos produtos com o sabor "ERVAS FINAS" em:

Publicar comentário

Produtos Relacionados