Os 5 benefícios do alho para a saúde


  • Apr, 16 , 21

Um dos sabores mais característicos dos produtos Rialto é a combinação do alho e salsa.

Esta combinação de sabores é das mais utilizadas na gastronomia Europeia podendo ser encontrada em mais de 200 pratos espalhados pelo continente. A data da sua popularização não é conhecida, pois, é um ingrediente utilizado já há muitos anos. 

Mas sabia que além do seu incrível sabor, o alho traz benefícios para a sua saúde? Escolhemos 5 deles para apresentar abaixo: 

1. Ajuda no combate a infeções

O alho contém alicina, que lhe dá uma propriedade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Ajuda a eliminar as toxinas e bactérias que afetam a flora intestinal, sendo bastante útil para completar o tratamento de infeções no intestino.

 

2. Contribui para uma pele mais saudável

O alho possui antioxidantes, substâncias que protegem as células "boas" do nosso organismo contra a ação oxidante. A oxidação interna impacta a pele, podendo causar rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento. Deste modo o alho pode contribuir para uma pele mais saudável.

 

3. Melhorias na respiração

As suas propriedades expetorantes e antissépticas facilitam a respiração, o que ajuda a estimular a nossa atividade respiratória. Posto isto, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, constipações, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

 

4. Previne a doença de Alzheimer

As suas propriedades antioxidante e anti-inflamatória proporcionadas pela alicina e pelo enxofre, combinadas com o seu teor em selénio e colina, o consumo frequente do alho ajuda na proteção das células do cérebro, que estão envolvidos no surgimento de doenças como Alzheimer e demência.

 

5. Melhora o desempenho atlético

Apesar de pouca fundamentação, alguns estudos comprovam que o alho ajuda na redução da fadiga e aumenta a concentração na prática de desportos e exercício físico.

Curiosidade: Na Grécia Antiga, o alho já era usado como agente de redução da fadiga com a finalidade de aumentar a capacidade de trabalho.

 

Dica extra: Como usar o alho?

Deve consumir 1 dente de alho fresco por dia. Para maximizar o seu conteúdo benéfico, deve picar ou triturar o dente de alho, e deixar descansar por 10 minutos. Porquê deixar a descansar? Porque desta forma permite aumentar a quantidade de alicina - a propriedade benéfica principal do alho.

Depois pode usar para cozinhar as suas carnes, saladas, mariscos, molhos, e muito mais à sua imaginação.

 

E mais...

Tenha atenção que o consumo excessivo do alho, pode ser causar problemas digestivos, cólicas e vómitos.

Para além disso, o consumo do alho cru como remédio medicinal não é recomendado e contraindicado. 

O consumo do alho cru promove positivamente a saúde vascular cerebral, cardíaca e venosa, assim como mantêm as artérias desentupidas e contribui para a melhoria da circulação linfática. No entanto, mantenha atenção aos excessos.

 

Deixamos também algumas das nossas receitas:

Pâté de bacalhau com tostas de alho e salsa
Paté de bacalhau com tostas de alho e salsa

 

Creme de couve-flor com croutons de alho e salsa

Creme de couve-flor com croutons alho e salsa

 

Mini espetadas de hambúrguer com dip de abacate e cracck's
Mini espetadas de hambúrguer com cracck's

Publicar comentário

Produtos Relacionados